Este blog é para aqueles que, como eu, sempre que viajam de ônibus, carro, avião, jegue ou seja lá o que for, sempre aproveitam esse tempo para pensar, refletir sobre a vida ou mesmo distrair-se para o tempo passar mais rápido!! Boa viagem!!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Por quê? Porque eu não sei o porque....




Todos passam pela fase dos por quês. Todos. Para uns, pela condição de singularidade do ser humano, esse período dura mais e para outros menos.
No meu caso dura até hoje!
Cresci acreditando, por influência paterna, que devemos saber o motivo pelo qual agimos, senão tornamo-nos robôs. Mas, como eu disse antes, esta era uma posição paterna e eu vivia, praticamente 80% da minha vida, com minha mãe (que não partilhava, pelo menos convictamente, das mesmas idéias), gerando conflitos na certa
Acredito que não foi nada fácil para ela ouvir depois de cada vez que me mandasse lavar a louça, pôr os calçados de um determinado lado, pendurara as roupas de uma determinada forma a famosa pergunta: por quê? (Acho que ela arrepia-se até hoje quando ouve esta palavra).
Enfim, o meu interesse em contar tudo isso é que levo essa atitude investigativa até hoje. Até porque, na minha futura profissão, essa atitude é fundamental.
É em meio a essa minha preparação profissional que residem algumas dúvidas geradas pelo cotidiano:
- por que praguejar se posso dar um “bofetão” na cara? (afinal é isso que tenho vontade de fazer!);
- por que tanto esforço em tornar-se algo que NUNCA poderei ser?;
- por que negar o que sinto?;
- por que gastar mais do que tenho?;
- prometer o que não posso cumprir?;
- falar quando quero ouvir?;
- enfrentar quando quero fugir?;
- ser outra pessoa que não seja eu?;
- ouvir quando quero falar?;
- acordar quando quero dormir?;
- fugir quando tenho medo?;
- que mesmo com o sol é frio?;
- o cansaço quando não movi nada?;
- o sorriso quando quero chorar?;
- fugir ao invés de enfrentar?;
- sim quando deveria ser não?;
- odiar quando quero amar?;
Por que não podemos sorrir ao invés de chorar, sermos flexíveis ao invés de rígidos, mudar ao invés de só sonhar, contemplar ao invés de invejar?
Por que, por que.....
Nossa! Cheguei até a me assustar! (mas e o porquê desse susto?)
Não sei. Essa é a resposta a todas as perguntas, anteriores, atuais ou futuras. A única coisa que sei é que sigo perguntando já que não possuo as respostas. E no fim todos somos iguais, com perguntas e respostas inexatas, imprecisas, complicadas, inatingíveis. E é como diz a música: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz.....”


Giana Prevedello Otto

Um comentário:

Anônimo disse...

o porquê de tudo isso eu também não sei... já pasei por essa fase mas as vezes ela ainda insiste em voltar... as tuas perguntas me fizeram parar e pensar em tantas coisas que acabamos deixando passar por não prestarmos a devida atençao nelas... mas por que? por que que nunca nos interessamos pelas coisas que realmente merecem nossa atençao? nao dizem sempre que sao nas pequenas coisas que está a verdadeira felicidade? pois entao, por que ainda insistimos em deixá-las de lado e nos preocuparmos cada vez mais com as inutilidades e 'grandes' coisas da vida??e por que temos tanta preocupaçao com o que os outros pensarão de nós e de nossas idéias? meimmm, quantas perguntas começam a surgir! por que? por que quase nunca tiramos esse tempo para pensar? tá tá! vou parar também! xD

TE AMO minha não-sei-o-que-ainda! [por que ainda não descobri?]