Este blog é para aqueles que, como eu, sempre que viajam de ônibus, carro, avião, jegue ou seja lá o que for, sempre aproveitam esse tempo para pensar, refletir sobre a vida ou mesmo distrair-se para o tempo passar mais rápido!! Boa viagem!!

terça-feira, 5 de junho de 2012

São Paulo: eu tenho uma queda por você.

BUENAS!

Sim, ainda me encontro em São Paulo.
Engraçado, como a minha cabeça tem usado muito a combinação dessas palavras: me - encontro - São paulo.
Nada de coincidência, essas coisas não existem.
Tenho encontrado mesmo muita gente. Amigos, família, pessoas novas.
Que delícias de encontros.
Mas mais que isso, tenho me encontrado.
Já comentei aqui no blog que as viagens, principalmente de ônibus, me ajudam
pôr os pensamentos em ordem, as claras.
Essa viagem foi além do normal.
Tanta coisa vivida, tanto sentimento revirado, aflorado, exposto, transformado.
Já comentei com uma amiga especial que notei que nos últimos tempos tenho apenas sobrevivido.
Uma hibernação que se estende ao verão. Saca?
Bela adormecida,
Lagarta no casulo,
vinho na pipa.
Só que cansa, dói a bunda, enferruja as articulações, enfraquece o espírito.
Essa falta de movimento entedia.

Preciso comentar sobre São Paulo.
Eu, criada a maioria do tempo, lá no oeste catarinense, tinha um grande preconceito com São Paulo (cidade e estado).
Era o pior lugar do mundo.
As informações selecionados e distorcidas que os noticiários forneceram ajudaram muito.
Eu nunca fui de receber uma informação mastigadinha e engoli-lá, mas nesse caso foi bem assim que aconteceu.
Até que minha tia, que mora aqui há 20 anos, me ligou dizendo que me daria o vestido de formatura, mas com a condição de que eu viesse à São Paulo para escolhe-lo.
E vim. E me surpreendi. E me encantei.
E vi que você pode caminhar pela calçada, que não precisa construir um abrigo subterrâneo e viver fechado nele para que não seja assaltado, sequestrado...
E caiu por terra milhares de imagens e medos que tinha como verdadeiros.
Não que essas coisas não aconteçam, mas elas não acontecem a cada 10 minutos com todas as pessoas.
Depois de 15 meses voltei.
E me apaixonei.
Como já vim sem tantos temores e disposta à conhecer e aproveitar tudo o que a cidade tem a proporcionar: conheci lugares espetaculares, pessoas interessantíssimas.

Mas não é um amor cego.
É triste perceber que tem tanta gente, mas que seu circulo de pessoas é tão restrito.
Que chegar em 5 ou 10 minutos ao trabalho é um luxo de cidade pequena.

Muitas considerações feitas.
Muitas portas abertas.

Nem 8, nem 80.
Conheci o interior paulista.
Ahhhh, o interior paulista!
Com jeito e ares de cidade pequena, misturado com possibilidades das cidades grandes.
E que paisagens, e que pessoas!
Deslumbrante.

E em meio a tudo isso eu me pergunto:
onde é mesmo meu lugar no mundo?                                           
E lembro da frase tão copiada pelos faces da vida (e que eu ainda não sei o autor) mas:
O SEU LUGAR É ONDE SEU CORAÇÃO QUER ESTAR.

Esse texto, enfim, é para me retratar com essa adorável terra, acolhedora de tantas pessoas, de tantos lugares, de tantas culturas.
São Paulo, eu tenho uma queda por você!

Nenhum comentário: